Notícias

Congresso da OIV, financiamento da safra e cadastro nacional pautam reunião do setor vitivinícola com secretária executiva do Mapa

11 de Junho de 2015

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (11), em Brasília, representantes do setor vitivinícola levaram pleitos à secretária executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maria Emilia Mendonça Pedroza Jaber. Entre os pontos, o grupo solicitou apoio para a realização do Congresso da Organização Mundial da Vinha e do Vinho (OIV) em 2016, que será realizado no Brasil pela primeira vez, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O pedido foi precedido pela primeira reunião de trabalho para tratar da organização do evento, junto ao coordenador de Vinhos e Bebidas do ministério, Helder Borges.

Outro assunto debatido entre as lideranças do setor e a secretária executiva, que hoje estava na função de ministra do Mapa, foi a solicitação de R$ 300 milhões, por meio de Empréstimos do Governo Federal (EGF), para o pagamento da uva da safra 2014/2015 pela vinícolas e cooperativas vinícolas aos produtores rurais viticultores. Na mesma linha de viabilizar a produção, o grupo encaminhou pedido para ampliar o limite de volume para empresas que produzem a própria matéria-prima.

O setor também enfatizou a necessidade de implementar um cadastro vitivinícola nacional, nos moldes do já existente no estado do Rio Grande do Sul. Para isso, uma nova reunião foi agendada para a apresentação do cadastro mantido em parceria pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Embrapa Uva e Vinho, Secretária de Agricultura e Pecuária (SAP/RS) e Superintendência Federal de Agricultura do Estado (SFA/RS).

Além da secretária executiva e do coordenador de Vinhos e Bebidas do Mapa, estiveram presentes na reunião, os diretores executivos do Ibravin e da Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho), Carlos Paviani e Hélio Marchioro, respectivamente, o presidente do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do RS (Sindivinho), Gilberto Pedrucci e o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas.

Assessoria de Imprensa do Ibravin
Martha Caus - (54) 3039.0096 / (54) 8111.4450 - imprensa@ibravin.org.br
Cassiano Farina - (54) 3039.0096 / (54) 9937.9027 - imprensa2@ibravin.org.br
Diego Adami - (54) 3039.0096 / (54) 8135.0374 - imprensa4@ibravin.org.br