Notícias

Viticultores terão acesso a informações sobre formas de manejo durante a colheita. Foto: Silvia Tonon

Setor vitivinícola estimula qualificação na 2ª Tecnovitis

30 de Novembro de 2017


Um dos destaques da feira que ocorre na próxima semana será o espaço com modelo de depósito de agrotóxicos e de divulgação do Programa Alimento Seguro (PAS) - Uva para Processamento e regularização do vinho colonial

O estímulo à qualificação da matéria-prima e dos produtos vitivinícolas é o principal objetivo da segunda edição da Feira de Tecnologia para a Viticultura (Tecnovitis), que ocorre na próxima semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, na comunidade do 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). No espaço destinado ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) serão apresentados os requisitos legais para construção de depósito de agrotóxicos na propriedade rural, tema tratado no Programa Alimento Seguro (PAS) – Uva para Processamento e que preocupa os produtores. Também serão abordados outros itens das Boas Práticas Agrícolas (BPA), como a utilização da água, a localização e implantação do parreiral, a segurança do trabalhador, as condições ideais para o transporte da produção e as formas adequadas de manejo durante a colheita. 

“Nosso objetivo é demonstrar um modelo de depósito e como o produtor pode adequar o local com o espaço disponível na propriedade”, explica a coordenadora do PAS Uva, Janine Basso Lisbôa.  

O Ibravin apresentará o trabalho que é desenvolvido pelas diferentes áreas da entidade. Desde a promoção do vinho brasileiro nos mercados interno e externo, a articulação política e institucional, as consultorias jurídicas, a atuação dos diferentes comitês, incluindo os de Mercado, de Enologia, de Enoturismo e das Indicações Geográficas.        

O presidente da entidade, Dirceu Scottá, informa que também serão divulgadas as ações desenvolvidas para a regularização dos produtores de vinho colonial. A Lei do Vinho Colonial beneficiará centenas de viticultores com elaboração de até 20 mil litros por ano, que poderão comercializar a produção apenas com o talão de produtor, sem a necessidade de abrir empresa, na propriedade ou em feiras da agricultura familiar.

“Os primeiros registros já estão encaminhados e temos a convicção de que esta regularização vai ampliar a renda das famílias produtoras e também qualificar a produção de vinho colonial”, acredita o dirigente.

Sobre a Tecnovitis  
A feira é realizada pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha, conta com o apoio institucional de 20 entidades e faz parte do calendário anual de eventos de Bento Gonçalves. Reunindo produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva, a Tecnovitis compreende a apresentação de técnicas e equipamentos ligados à viticultura, com demonstrações de campo e exposição de produtos. O evento conta com uma programação paralela para compartilhamento de informações, com seminários e palestras técnicas.

A Tecnovitis mostra os avanços da viticultura brasileira, bem como as melhorias que dão competitividade aos processos da cadeia produtiva. Os organizadores estimam um público superior a 15 mil visitantes. A feira, pioneira em um evento técnico/comercial neste porte, é realizada em um dos maiores polos vitícolas do país. A visitação gratuita é aberta ao público, não requer cadastro antecipado e é somente para maiores de 16 anos.  

“A nossa expectativa é de atingirmos o maior número possível de viticultores, de vinicultores e também de representantes de entidades, sindicatos e outras instituições que acabam sendo agentes de disseminação de informação com seus associados. Também vemos a Tecnovitis como uma oportunidade de acesso às novas tecnologias e pesquisas para melhoria da matéria-prima e, consequentemente, dos produtos”, conclui Scottá.

SERVIÇO
O que:
2ª Feira de Tecnologia para Viticultura (Tecnovitis)    
Quando: dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2017, das 10h às 18h
Onde: Comunidade do 8 da Graciema, incluindo o Complexo Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)        
Valor: entrada franca para maiores de 16 anos
Informações: contato@tecnovitis.com.br ou (54) 9.9975.7968

Assessoria de Imprensa Ibravin: www.ibravin.org.br
Martha Caus: (54) 3538.3048 | (54) 9.8111.4450 - imprensa@ibravin.org.br
Cassiano Farina: (54) 3538.3048 | (54) 9.9937.9027 - imprensa2@ibravin.org.br
Camila Ruzzarin: (54) 3538.3048 | (54) 9.9190.1392 - imprensa3@ibravin.org.br