Notícias

Agenda do Programa Primeira Exportação foi apresentada nesta sexta-feira (11) às vinícolas integrantes do Wines of Brasil. Foto: Divulgação

Ibravin e Apex-Brasil capacitam vinícolas para exportação

11 de Agosto de 2017


Programa Primeira Exportação, promovido pelo projeto setorial Wines of Brasil, realiza workshops em agosto, outubro e dezembro. Encontros irão abordar formação de preço, logística internacional e tendência de consumo no Reino Unido, Estados Unidos e China

Com o objetivo de capacitar as vinícolas associadas ao Wines of Brasil, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – entidades promotoras do projeto voltado ao mercado internacional – retomam as atividades do Programa Primeira Exportação (PPE). O lançamento oficial do cronograma de workshops ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), no auditório do Ibravin, em Bento Gonçalves (RS). No encontro foi anunciada, ainda, a entrada de 10 empresas no último trimestre. As vinícolas que passam a integrar o Wines of Brasil são dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

“O foco do PPE é dar suporte às vinícolas do mercado internacional. Nosso objetivo é desenvolver esse mercado, dando orientações antes das empresas irem para o Exterior, deixando-as preparadas para atuarem lá fora. A retomada dos workshops é uma ação de boas-vindas às 10 novas vinícolas que ingressaram no Wines e também uma porta de entrada para as que têm interesse no mercado internacional”, explica o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. A última edição dos encontros do PPE ocorreu em outubro de 2016.

Para Samuel Santini, supervisor administrativo de uma vinícola de Caxias do Sul (RS), o que motivou a empresa a se associar ao projeto foi a troca de informações e a possibilidade de crescimento: “Estar no meio, buscar conhecimento para posicionar a vinícola no mercado internacional e crescer com foco e qualidade. No Wines, a gente tem contato com empresas que estão trabalhando nesse mercado de exportação e temos a possibilidade de buscar referências internacionais para desenvolver a empresa de forma geral”.

Encontros serão nos meses de agosto, outubro e novembro

A primeira atividade do calendário do PPE ocorreu anteriormente ao lançamento oficial, no dia 4 de agosto. As vinícolas associadas participaram de uma degustação às cegas com rótulos brasileiros exportados em 2016. O encontro foi conduzido pelo sommelier Maurício Roloff.

Nos meses de agosto, outubro e dezembro ocorrerão três workshops voltados para a formação de preço, logística e tendência de consumo nos mercados-alvo do Wines of Brasil (Estados Unidos, Reino Unido e China). O primeiro deles será na próxima sexta-feira, dia 18.       

Intitulado “Formação de Preços para Exportação”, o workshop abordará a estrutura do comércio exterior brasileiro, planejamento estratégico, financiamentos e isenções de tributos através da Drawback (ACC/ACE e Proex), habilitação na Secretaria da Receita Federal (SRF) e documentos necessários para emissão do Radar, formatação de preços (análise de custos x despesas) e pontos de atenção durante o processo de exportação. Estarão presentes: Gross Cargo (despachante aduaneiro), Banco do Brasil (Gecex) e representantes da Vinícola Aurora, que compartilharão seus conhecimentos e apresentarão cases de sucesso.            

Na segunda quinzena do mês de outubro está previsto o workshop “Logística Internacional”, no qual serão abordados modais de transporte (aéreo, rodoviário e marítimo), Incoterms 2010 (termos internacionais de comércio), peculiaridades de logística nos três mercados-alvo do Wines of Brasil e dicas de como reduzir os custos de logística. Participam integrantes do despachante Efficienza, do armador Hamburg Sud e do agente de cargas aéreas Lufthansa.

O terceiro e último encontro do ano, “Produtos: tendências internacionais”, está programado para o início de dezembro, com as palestras da Vinícola Salton e da equipe do Wines of Brasil. Eles apresentarão cases de sucesso nos Estados Unidos, Reino Unido e China.

Para participar dos workshops é necessário ser associado ao Wines of Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail angelica@winesofbrasil.com ou pelo telefone (54) 3455.1807. Interessados em ingressar no projeto setorial podem entrar em contato pelos mesmos meios.

Agende-se
Os workshops referentes ao Programa Primeira Exportação serão realizados das 13h30min às 17h30min, no auditório do Ibravin (Alameda Fenavinho, 481 – Edificação 29), em Bento Gonçalves (RS):                      
18/08 - “Formação de Preços para Exportação”                
27/10 - “Logística Internacional”    
01/12 - “Produtos: tendências internacionais”       

Sobre o Wines of Brasil     
Criado em 2002, o Wines of Brasil (WoB) é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos, espumantes e suco de uva brasileiro no mercado externo, desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 40 vinícolas e tem como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram ao WoB conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos, entre outras ações. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.    

Confira as 40 vinícolas integrantes do Wines of Brasil
Aracuri Vinhos Finos - Vacaria (RS)  
Batalha Vinhas e Vinhos - Candiota (RS)     
Bueno Wines - São Paulo (SP)          
Casa Madeira - Bento Gonçalves (RS)         
Casa Perini - Farroupilha (RS)                      
Casa Venturini Vinhos e Espumantes - Flores da Cunha (RS)         
Cave Geisse - Bento Gonçalves (RS) 
Cooperativa Nova Aliança - Flores da Cunha (RS)   
Cooperativa Vinícola Garibaldi - Garibaldi (RS)      
Domno do Brasil - Garibaldi (RS)     
Don Giovanni - Bento Gonçalves (RS)          
Don Guerino Vinhos e Espumantes - Alto Feliz (RS)
Dunamis Vinhos e Vinhedos - Dom Pedrito (RS)
Famiglia Valduga - Bento Gonçalves (RS)                
Família Fardo Vinícola - Quatro Barras (PR)           
Fante Vinhos, Sucos e Destilados - Flores da Cunha (RS)    
Laurentia Vinhedos do Brasil - Porto Alegre (RS)    
Lidio Carraro Vinícola Boutique - Bento Gonçalves (RS)    
Maison Forestier - Bento Gonçalves (RS)    
Miolo Wine Group - Bento Gonçalves (RS)  
Monte Paschoal - Farroupilha (RS)  
Pizzato Vinhas e Vinhos - Bento Gonçalves (RS)      
Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim - São Joaquim (SC) 
Viapiana Vinhos e Vinhedos - Flores da Cunha (RS)
Villa Francioni - São Joaquim (SC)    
Vinhedos Capoani - Bento Gonçalves (RS)   
Vinhos Canção - Flores da Cunha (RS)         
Vinhos Cristófoli - Bento Gonçalves (RS)     
Vinícola Arbugeri - Caxias do Sul (RS)         
Vinícola Aurora - Bento Gonçalves (RS)       
Vinícola Campestre - Vacaria (RS)   
Vinícola Campos de Cima - Itaqui (RS)        
Vinícola Don Affonso - Caxias do Sul (RS)    
Vinícola Góes - São Roque (SP)        
Vinícola Hermann - Blumenau (SC) 
Vinícola Mioranza - Flores da Cunha (RS)   
Vinícola Peterlongo - Garibaldi (RS)
Vinícola Salton - Bento Gonçalves (RS)        
Vinícola Santa Augusta - Videira (SC)          
Vinícola Santini - Caxias do Sul (RS)

 

Assessoria de Imprensa Ibravin: www.ibravin.org.br
Martha Caus: (54) 3538.3048 | (54) 9.8111.4450 - imprensa@ibravin.org.br
Cassiano Farina: (54) 3538.3048 | (54) 9.9937.9027 - imprensa2@ibravin.org.br
Camila Ruzzarin: (54) 3538.3048 | (54) 9.9190.1392 - imprensa3@ibravin.org.br