Notícias

Diariamente, às 16h30min, sommelier Vinícius Santiago irá conduzir degustações gratuitas de produtos vinícolas gaúchos na 40ª Expointer. Foto: Gilmar Gomes

Degustações e palestra gratuitas promovem vinho gaúcho na Expointer

22 de Agosto de 2017


Atividades conduzidas por sommelier e chefs de cozinha serão oferecidas ao público durante a 40ª edição da feira, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro, em Esteio (RS)

Uma série de ações para a promoção dos vinhos e sucos de uva gaúchos serão realizadas durante a 40ª edição da Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). Degustações e palestra gratuitas estarão entre as atrações durante toda a feira, que inicia neste sábado (26) e segue até 3 de setembro, para aproximar os consumidores dos produtos verde-amarelos e divulgar as diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul.

A partir de sábado (26), o sommelier Vinícius de Miranda Santiago irá conduzir degustações diárias na Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor. Os encontros para 32 participantes ocorrem às 16h30min. Serão degustados vinhos tinto e branco, espumante e suco de uva de micro e pequenas vinícolas gaúchas. As inscrições para atividade, que terá cerca de 45 minutos de duração, devem ser feitas no local.          

No domingo (27), às 13h, Vinícius de Miranda Santiago apresenta a palestra “Terroirs dos Vinhos Gaúchos”, na Arena do Conhecimento. O sommelier abordará as principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul: Serra, Serra do Sudeste, Campos de Cima e Campanha (confira abaixo mais sobre cada uma). Não é necessário fazer inscrição prévia. “O público poderá conhecer os diferentes vinhos gaúchos e a particularidade de cada região. Também ensinaremos a técnica básica para a degustação de vinhos”, antecipa Santiago.

O sommelier discorrerá sobre as características culturais, de solo e clima das maiores regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul, responsável por cerca 90% da produção nacional. Segundo o Cadastro Vitícola, são produzidas 138 variedades de uvas para o processamento de vinhos, espumantes e sucos. Entre as principais castas cultivadas estão: Isabel, Bordô, Cabernet Sauvignon e Franc, Merlot, Pinot Noir, Tannat, Moscato Branco, Riesling Itálico, Trebbiano e Chardonnay.

Outra atração com vinhos gaúchos na Expointer será a realização de degustação às cegas. Com início no próximo sábado (26), até o penúltimo dia (2) da feira, a atividade ocorrerá das 18h às 18h40min, na Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor. Três a quatro miniporções preparadas pelos chefs Bruno Ivanoff, Mamadou Abdoul Sène e Ricardo Dornelles serão servidas ao público e uma delas será harmonizada com um vinho ou um espumante gaúcho. Ao final, os profissionais explicarão aos participantes o motivo da escolha. A inscrição pode ser feita no local e as vagas são limitadas a 20 pessoas.  

As realizações são promovidas por meio de parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) – através do Programa Juntos para Competir –, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


PROGRAMAÇÃO

Degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva   
Onde: Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor    
Quando: 26 de agosto (sábado) a 3 de setembro (domingo)        
Horário:
16h30min   
Inscrições: no local. Vagas limitadas a 32 participantes    
Entrada franca         
           
Degustação às cegas         
Onde: Cozinha Pedagógica do Salão do Empreendedor    
Quando: 26 de agosto (sábado) a 2 de setembro (sábado)           
Horário:
18h  
Inscrições: no local. Vagas limitadas a 20 participantes    
Entrada franca         

Palestra “Terroirs dos Vinhos Gaúchos” 
Onde: Arena do Conhecimento       
Quando: 27 de agosto (domingo)    
Horário: 13h  
Inscrições: não é necessário            
Entrada franca         

PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DO RIO GRANDE DO SUL   
O sommelier Vinícius de Miranda Santiago, que irá conduzir degustações diárias e a palestra “Terroirs dos Vinhos Gaúchos”, revela as principais características das quatro maiores regiões produtoras de Rio Grande do Sul. Confira:

Serra Gaúcha - Principal região produtora, com vinhos de médio corpo e com bom equilíbrio entre álcool e acidez. Vocação para castas precoces ou de meia estação – como Chardonnay, Merlot e Cabernet Franc –, devido as chuvas do fim do verão/início de outono. Região de maior destaque para elaboração de espumantes.

Campanha Gaúcha - Região mais quente e seca que a Serra, com grande amplitude térmica. Origina vinhos tintos e brancos com boa estrutura, muita fruta e um toque mineral. Destacam-se os Tannats e os Cabernet Sauvignons.

Serra do Sudeste - Região central do Rio Grande do Sul, com muitos testes de castas diferentes. Tende a originar vinhos elegantes e macios, com grande pureza de fruta. Destaque para os vinhos elaborados com a Touriga Nacional e a Teroldego.

Campos de Cima da Serra - Região vitivinícola mais alta e fria do Estado. Origina vinhos frescos, com notas cítricas, herbáceas e de frutas frescas. Destaque-se para os excelentes tintos de Pinot Noir e os brancos de Sauvignon Blanc.       


Assessoria de Imprensa Ibravin: www.ibravin.org.br  
Martha Caus: (54) 3538.3048 | (54) 9.8111.4450 - imprensa@ibravin.org.br
Cassiano Farina: (54) 3538.3048 | (54) 9.9937.9027 - imprensa2@ibravin.org.br
Camila Ruzzarin: (54) 3538.3048 | (54) 9.9190.1392 - imprensa3@ibravin.org.br